Impressões pessoais sobre Ouro Preto


Os poucos dias que fiquei em Ouro Preto me deixaram totalmente encantada com a cidade. Gosto dessa atmosfera antiga, de me desvirtuar do presente e pousar num flash do passado.
Andar por aquelas ruelas de infinitas ladeiras, feitas de pedra sabão e calçadas mínimas, era uma volta no tempo. Uma cidade sem outdoors, e sem lixos na rua. Lojas sem painéis luminosos. Por fora da loja, o máximo que se tem é uma plaquinha pendurada com o nome do estabelecimento, como se fosse escrita à mão.
Escadas e pisos de madeira. Janelas sem grades, onde as pessoas pousavam-se para ver o fim da tarde. Flores de decoração.
E o que são aqueles restaurantes? Os cafés e chocolatarias? Feitas num capricho simplório mais do que perfeito. O fascínio começa pelo atendimento, passa pelas paredes, o cheiro, as toalhas, a música, especialmente o jazz, e vai se esgueirando pelo cardápio e o sabor que se sente na boca.
Talvez, não seja lugar para ser minha moradia, nos dias de hoje. Ainda estou eletrocutada pelas buzinas, prédios e empenas. Acho que sentiria falta de um supermercado 24h. Mas, com toda certeza, é um lugar maravilhoso para aquietar os olhares, conhecer belos sotaques e histórias de vida.

__________________
Ouro Preto é uma cidade histórica de Minas Gerais, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade
Fotografia: Débora Tavares Alves
Edição de fotografia: Renata Dias

Sobre Entrelaces

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada." Clarice Lispector

Deixe um comentário

Agenda

março 2011
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Postagens

